Dirigente da Fifa propõe limitar tempo de mandato dos cartolas da entidade
MatériaMais Notícias
da doce: Domenico Scala, chefe do Comitê de Auditoria e Compliance da Fifa, colocou na mesa algumas propostas de reformulação para a entidade. Entre elas estão o limite de mandatos para dirigentes, mudanças na eleição do Comitê Executivo, além de submeter países candidatos a sedes de Copas do Mundo a padrões mundiais de respeito aos direitos humanos.
continua após a publicidade
da supremo: As recomendações de Scala serão avaliadas no fim de setembro e podem ir à votação, dependendo da reunião do Comitê Executivo da Fifa, marcada para o fim deste mês.
– A limitação do acúmulo de mandatos é o ponto mais importante. Disse ao presidente Blatter no momento da sua reeleição: ‘O senhor não deveria ter se candidato a um quinto mandato’ – lembrou Scala, também presidente da Comissão Eleitoral da Fifa.
continua após a publicidade
A proposta de Scala é o dirigente ficar à frente da entidade internacional no máximo até 12 anos, o que corresponde a três mandatos em cada quatro anos.
A Comissão Eleitoral da Fifa foi criada logo depois de o escândalo de corrupção que resultou na prisão de sete dirigentes vir à tona e após a renúncia do presidente Joseph Blatter, que segue no cargo até o dia 26 de fevereiro, data dp novo pleito. O cartola suíço está no poder desde 1998.
continua após a publicidade